Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 2003-1

Poster (Painel)


2003-1

A docência universitária num contexto de inclusão: ações afirmativas, identidades, colaborações e resistências.

Autores:
Yuri Brito1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
O presente trabalho é constituído pela discussão dos resultados do trabalho de campo empreendido para a escrita de monografia com vistas a obter o título de bacharel em Sociologia. A partir de um contexto de implementação das ações afirmativas, sobretudo as cotas na graduação, pós-graduação e nos concursos públicos, e as questões que emergem publicamente neste debate, este trabalho discute as trajetórias, identidades e práticas de colaboração ou resistência dos docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, frente ao contexto de inclusão. Os dados foram coletados a partir de survey entre estudantes do curso de Direito, observação participante na sala de aula do curso de Direito e entrevista semi-estruturada com docentes da referida unidade acadêmica. Com a análise de tais dados, pode-se desenhar quadros analíticos de como os docentes se percebem neste processo e como interagem com as Ações Afirmativas.