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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1974-1

Oral Completa


1974-1

Os efeitos da lógica do "produtivismo acadêmico" na qualidade de vida do professor universitário

Autores:
RUTH VASCONCELOS LOPES FERREIRA1, Tertuliano, Nataniele1, Ferreira do Nascimento Júnior, Juarez 1
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2 UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 3 UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 4 UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Resumo:
O estudo propõe analisar o impacto que as mudanças de gestão institucional impressas nas Instituições de Ensino Superior, a partir da década de 1990, têm produzido na vida do professor universitário, observando em que medida essa “cultura de produtivismo acadêmico” e a avaliação baseada em critérios quantitativos de produção interferem na qualidade de vida desses profissionais. Problematizamos os critérios quantitativos como os prioritários para avaliação do desempenho docente, revelando como essa dinâmica produtivista intensifica e acelera a sobrecarga do trabalho, constituindo-se em fatores de estresse, sofrimento e adoecimento (físico e psíquico) dos educadores. As exigências postas pela “ideologia do produtivismo acadêmico” têm gerado um clima de tensão e competitividade entre os professores, desvirtuando a razão de ser da própria educação que consiste na formação de sujeitos autônomos, livres e criativos. A discussão proposta pela sociologia clínica e pela psicossociologia serviram de inspiração para uma análise crítica da ideologia gerencialista (GAULEJAC, 2007) que ganhou um espaço significativo nas instituições públicas, quase sempre desrespeitando as especificidades, peculiaridades e vocações circunscritas ao trabalho acadêmico e universitário.