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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1920-1

Poster (Painel)


1920-1

A estigmatização da sexualidade de pessoas com deficiência visual: A educação inclusiva como instrumento do exercício de cidadania

Autores:
GOMES, N. C.1, PAIVA, N. C. G.1, AMARAL, S. C. S.1
1 UENF - Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Resumo:
Discutir a temática da sexualidade humana apresenta-se como algo complexo. A educação pode ser considerada um instrumento promissor para discussão da questão, considerando que, manifestações de ordem sexual costumam alarmar a comunidade escolar. Explorar tal conteúdo ocasiona incômodo, entretanto, propõe-se neste estudo algo mais delicado, a compreensão da significação social da sexualidade de pessoas com deficiência visual, a vivenciação de tal processo e a reflexão acerca do papel da educação inclusiva como possibilitadora da expressão legítima desta sexualidade. Para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Espera-se compreender a percepção acerca das pessoas com deficiências, além da apreensão da deficiência visual em um contexto de experenciação permeado por captações visuais, sendo esta uma das principais formas de estruturação relacional do indivíduo com o seu entorno. Assim, a diminuição ou perda da visão pode ser associada a incapacidades, inclusive na expressão saudável da sexualidade. O ser humano deve ser conceituado para além de qualquer deficiência, não podendo ser reduzido à limitação que possui, sendo a esta, apenas mais um dos aspectos que o constituem. Discutir a temática da sexualidade da pessoa com deficiência visual torna-se desafiador na medida em que interpõe e afronta os paradigmas e estigmas impostos, podendo ser a educação um dispositivo garantidor de direitos e agente provedor da inclusão.