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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1908-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1908-1

Salas, quartos e quintais: consumo cultural e produção autoral de bandas roqueiras na periferia de Fortaleza

Autores:
MARIA APARECIDA DOS SANTOS1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará, 2 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
A produção embrionária de uma “rede roqueira” na Serrinha em Fortaleza remonta à formação da primeira banda de rock formada de forma espontânea e improvisada, a “Calamidade Pública”, banda cover da Legião Urbana que em parceria com outras bandas cover locais, criaram o “Movimento Articulart”, aglutinador de jovens roqueiros que trocavam informações sobre bandas do cenário nacional e internacional, materiais como fitas K7 e LP´s, promoviam festas domésticas e uma feijoada anual de congregação dos roqueiros locais no prédio do Conselho Comunitário do bairro. Devido à necessidade de estreitar os laços com bandas de outros bairros, em 2003 foi criado o “Festival Ensaio Rock”. As bandas desde então, vêm primando pelo trabalho autoral, embora poucas tenham gravado profissionalmente, pois salientam o alto custo do trabalho dos estúdios. Não há espaços adequados para os ensaios, dispõem de poucos equipamentos e muitos membros das bandas trabalham e estudam, dispondo de pouco tempo para a composição, ensaio e exposição de seu trabalho autoral. Ainda assim, têm apresentado um repertório e desempenho considerados pelos seus pares de razoável qualidade, mobilizando novos adeptos e admiradores. Há, portanto, alternância entre o trabalho autoral e cover de bandas e ídolos do rock, o que denota tanto o aprendizado de um estilo, a adesão a uma influência musical, quanto a autonomia criativa, ou seja, a elaboração de um material próprio de expressão.