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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1893-1

Oral Completa


1893-1

As Reconfigurações da Cultura Popular na Mundialização

Autores:
Edson Farias1,1, Michel Nicolau2, Renato Ortiz2, Celeste Mira3, Mariana Barreto4
1 UNB - Universidade de Brasília Campus Darcy Ribeiro, Brasília (DF), 2 UNICAMP - Universidade de Campinas, Barão Geraldo, Campinas (SP), 3 PUC - Pontificia Universidade Católica, São Paulo (SP), 4 UFC - Univiersidade Federal do Ceará, 5 UNICAMP - Universidade de Campinas, Barão Geraldo, Campinas (SP)

Resumo:
Esta proposta oferece uma discussão sobre o tema da cultura popular no contexto de mundialização da cultura. Desde o século XIX, as definições do popular assumiram formas variadas. No Brasil, o debate sobre o tema caminhou, desde muito cedo, pari passu às questões relativas às determinações da identidade nacional. Contudo, com os avanços do processo de mundialização e a aproximação dos planos econômicos e simbólicos na produção da cultura popular, há sua ressignificação, agora em um plano global. De um lado, pode-se notar que o domínio do nacional sobre o popular se desfaz, e novas dimensões do popular passam a se apresentar em outras referências simbólicas, como uma cultura “internacional-popular”. De outro lado, o próprio “nacional” da cultura popular se mundializa e hoje uma ideia de brasilidade, por exemplo, é tanto percebida e produzida no carnaval do Rio de Janeiro quanto nas representações fílmicas, publicitárias, turísticas ou gastronômicas que se espalham pelo mundo. Em outras palavras, o nacional do popular se desterritorializa e passa a ocupar o imaginário global, ao lado de outras configurações do popular. O tema da diversidade, como um discurso global hegemônico, aparece aqui justamente como um sintoma desse processo, e como um forte elemento ordenador das novas conformações desterritorializadas do popular. Esta mesa proposta visa convidar especialistas que apresentem contribuições teóricas e empíricas sobre a reconfiguração da cultura popular no contexto de mundialização.