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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1868-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1868-1

A reinvenção do espaço urbano através da economia cultural: proposição de uma agenda de pesquisa sobre as “cidades criativas”

Autores:
Bruno Couto1
1 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
A apresentação toma como objeto de discussão o que Yúdice designou como políticas artístico-culturais e turísticas de revitalização urbana, a saber, um conjunto mais ou menos articulado de iniciativas de renovação e readequação de espaços urbanos degradados que têm como marca a adoção da arte, da cultura e do entretenimento-turismo como vetores de reestruturação e modernização desses locais. Nesses projetos investe-se na renovação da infraestrutura cultural e turística do local com o intuito de instalar um complexo de negócios e serviços com ênfase na área. Uma série de recursos espaciais, arquitetônicos e simbólicos são mobilizados para confeccionar o “novo espaço” enquanto ambiência especial voltada para as práticas de diversão e contemplação. Percorrendo outros trabalhos, bem como propondo uma análise sobre a cidade do Rio, pretende responder questões como: i) quais são os fatores histórico-sociais que levam à consagração dos setores da arte, da cultura e do entretenimento-turismo como peças fundamentais dos planos de desenvolvimento urbano adotados por uma cidade?; ii) quais são os desdobramentos desse tipo de política na configuração espacial da cidade?; iii) quais são os fatores que estão por trás da utilização recorrente desse tipo de intervenção no Brasil e no mundo? O objetivo é entender como e por que, atualmente, as cidades procuram e tendem a se tornar cada vez mais “criativas”, reinventando seu espaço a partir da arte, da cultura e do entretenimento-turismo.