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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1805-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1805-1

O que tem a ver a Sociologia com o ENEM? Um estudo sobre o currículo do CAp-UERJ e a matriz programática do Exame

Autores:
FERREIRA, Walace1
1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 3 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Dando vazão para o esforço recente de se pensar o espaço escolar por dentro da própria realidade em que estamos inseridos, este trabalho apresenta uma pesquisa que relaciona o currículo de Sociologia do CAp-UERJ, remodelado em 2015, com as competências e habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tal como proposto desde sua reformulação em 2009, indo até 2016, envolvendo principalmente a matriz programática de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como a prova de Redação. A escolha do Instituto de Aplicação da UERJ como base investigatória se dá pela referência da instituição no ensino básico e sua imbricação com os demais âmbitos da vida acadêmica da universidade (como a pesquisa, a extensão e a prática docente da licenciatura), a presença das variáveis fundamentais para o êxito escolar, conforme pensado por Bourdieu (capital cultural, econômico e social), além do fato de o autor ser professor da unidade, o que permite uma análise testemunhal acerca da aplicação do programa de curso. Por meio de quadros comparativos, mostramos que os conteúdos de Sociologia previstos no currículo, assim como as capacidades críticas e reflexivas que a disciplina estimula, são cobrados pelo ENEM. Nesse sentido, o resultado, apesar de um recorte, chama atenção para um potencial papel da Sociologia que nem sempre é considerado por professores e estudantes em diferentes colégios, ou seja, a sua importância direta junto ao atual modelo de ingresso no ensino superior.