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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1749-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1749-1

As discussões sobre o ensino das Ciências Sociais na fase didática da revista Sociologia (1939-1950)

Autores:
Roberta dos Reis Neuhold1
1 IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Esta comunicação toma como fonte a revista Sociologia, compreendendo-a como veículo de sistematização e divulgação de conhecimentos sobre a didática das Ciências Sociais entre 1939 e 1950. Definida por seus fundadores, Romano Barreto e Emílio Willems, como revista e compêndio ao mesmo tempo, Sociologia foi originalmente criada como uma publicação didática destinada a docentes e alunos das escolas normais, do ensino secundário e superior, muito embora os pesquisadores que a citaram como o primeiro e, por longo tempo, mais duradouro periódico das Ciências Sociais no Brasil tenham silenciado essa proposta. Nos números iniciais, a revista mostrava especial interesse pelos estudantes do ensino secundário e normal, anunciando a intenção de lhes fornecer subsídios para o estudo dessa nova disciplina nos programas das escolas normais e no curso complementar do ensino secundário. O objetivo era levar a Sociologia a quem quisesse conhecê-la, em um formato mais flexível que o do livro. Nesta comunicação, o foco recai justamente sobre esse projeto fundador da revista Sociologia: interlocução com estudantes e professores; discussão de assuntos presentes nos programas de ensino das escolas normais e do ensino secundário; foco na pesquisa empírica; produção colaborativa com professores do ensino secundário, normal e superior.