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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1687-1

Oral Completa


1687-1

A construção social do mercado de produção de carvão vegetal na Amazônia Oriental: estratégias corporativas e crítica social

Autores:
MANCINI, R.1
1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Resumo:
O trabalho discute a forma como agentes diversificados do mundo social participam do processo de construção do mercado de produção de carvão vegetal na Amazônia Oriental, a partir de estudo realizado em sua parte maranhense. A atividade carvoeira na região integra uma cadeia de produção siderúrgica primária destinada ao mercado externo, e desenvolveu-se por efeito das atividades de um polo siderúrgico criado através de políticas governamentais na década de 1980. Marcada inicialmente por relações de trabalho precárias e mesmo pela presença de situações de trabalho escravo, essa produção de carvão vegetal vem passando por importantes transformações nas últimas décadas. Essas mudanças foram provocadas pela mobilização de agentes econômicos e políticos, e pela atuação da crítica social (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009), que culminaram na mudança de práticas ambientais e trabalhistas, destacando-se o movimento de desterceirização da produção de carvão pelas siderúrgicas; ocasionando um processo de certa estabilização das relações de trabalho, modificando as instituições (FLIGSTEIN, 2001) que formam este mercado. A partir de entrevistas com atores locais (sindicatos, trabalhadores e organizações não governamentais), tratou-se de perceber como este processo escapa ao protagonismo das estratégias corporativas, e envolve uma dinâmica sociopolítica marcada pela presença do Estado e de um conjunto de movimentos sociais que conformam um movimento de contestação e crítica social.