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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1684-5

Poster (Painel)


1684-5

GÊNERO NA EDUCAÇÃO: UMA FORMA DE MINIMIZAR DESIGUALDADES

Autores:
PORFIRIO,Vanessa1, silva, silene1
1 IFPR PGUA - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PARANAGUA, 2 IFPR PGUA - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PARANAGUA

Resumo:
RESUMO Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa que visa encontrar formas viáveis de reduzir as desigualdades sociais por meio da educação, ao estender as discussões sobre gênero e sexualidade. Compreendendo que muitos preconceitos, violências e exclusões estão enraizados nas relações de gênero, este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que foi lançada, através de revisões bibliográficas, dos autores Louro (2004) e Miskolci (2013), a fim de debater sobre a necessidade de se trabalhar com gênero na escola. Evidenciou-se, portanto, as políticas públicas que vêm sendo implementadas no Paraná, em especial destaque foi analisado o Programa Mulheres Mil, que se destina a atender mulheres excluídas de baixa renda, vulneráveis socialmente e de baixo nível de escolaridade em Paranaguá/PR, que por alguma razão abandonaram os bancos escolares e agora retornam para garantir mais que uma opção do mercado de trabalho - a garantia da igualdade. Este trabalho pretende demonstrar a urgente necessidade de que os cursos de Educação desnaturalizem as práticas discursivo-institucionais e as relações de poder que constituem nossos corpos no tocante ao dispositivo da sexualidade. Ou a Educação aprende a politizar as questões de gênero e sexualidade ou continuará guardiã das normas que tanto excluem, violentam e matam. PALAVRAS-CHAVE: Gênero, Sexualidade, Escola.