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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1659-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1659-1

Cursinhos populares para o ensino médio: um estudo sobre as estratégias de estudantes e professores para ingresso em uma escola pública de excelência na região metropolitana de São Paulo

Autores:
ROCHA, E. C. 1,2
1 EACH-USP - Universidade de São Paulo, 2 FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Resumo:
Esta comunicação apresenta alguns dos resultados da dissertação de mestrado defendida na USP em 2015, intitulada “Condições para a aquisição do capital cultural no Ensino Médio”, que trata das condições de formação de alunos e do exercício da docência nas escolas técnicas estaduais em relação às escolas regulares na formação básica. O trabalho comparou duas escolas públicas, uma técnica e outra regular, e um cursinho popular preparatório para a entrada em escolas técnicas na região administrativa de Franco da Rocha, parte periférica da Grande São Paulo. O cursinho surgiu da grande demanda por estudos especializados para o ingresso nas escolas mais concorridas, criado e realizado por professores voluntários com a frequência média de 400 alunos de ensino fundamental que buscam passar no processo seletivo para o Ensino Médio. Foram aplicados questionários com 300 alunos dentre a escola pública regular, a escola técnica de excelência e o cursinho preparatório; realizou-se pesquisa participante nos moldes da etnografia urbana e entrevistas com os professores engajados destes espaços, além da análise de dados estatísticos. Buscou-se uma compreensão e reflexão sobre as estratégias educativas bem sucedidas no âmbito destas escolas públicas. A pesquisa evidenciou a busca cada vez mais precoce de estudantes por estratégias de ascensão social, a força presente nos trabalhos de engajamento professoral e os resultados positivos do trabalho feito em certas estruturas educacionais.