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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1642-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1642-1

ENTRETEMPOS: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani partir de seus jovens

Autores:
Célia Foster Silvestre1,2
1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2 FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Te, 3 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
A comunicação propõe reflexões a respeito da categoria de juventude entre os Kaiowá e Guarani e do envolvimento dos seus jovens na educação escolar indígena, a partir da pesquisa “Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani e partir de seus jovens”, desenvolvida no período de 2007 a 2011, junto ao programa de Pós Graduação em Sociologia, nível doutorado, da FCL/UNESP/Araraquara/SP. A intenção, com a pesquisa, foi contribuir para a interlocução com a temática juvenil, direcionando as discussões para a especificidade das questões da juventude junto aos povos indígenas. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método etnográfico e incorporou a análise de fontes escritas, como avaliações de curso, planos de aula, documentos oficiais e oficiosos, narrativas ocorridas em contextos públicos e as muitas conversas com integrantes desse coletivo indígena. O terreno de pesquisa foi o Curso Normal Médio – Formação de Professores Guarani e Kaiowá - “Ára Verá” e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Teko Arandu”, contando com a contribuição dos jovens professores Guarani e Kaiowá, especialmente da Aldeia Te’ýikue, município de Caarapó, Mato Grosso do Sul.