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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1604-1

Poster (Painel)


1604-1

Violência na escola e sua relação com as características sociais e espaciais- Intervenção com os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de Sarandi-PR

Autores:
MOREIRA,L.T.1, LUZ.A.S.1,1, RODRIGUES, A.L.1,2, LEAL.L.D1,1, ALCANTRA, N.S.A1,1
1 UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA, 2 UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA, 3 UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA, 4 UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA, 5 UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

Resumo:
O Projeto de Extensão Violência na escola e sua relação com as características sociais e espaciais- Intervenção com os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de Sarandi-PR/ SETI- UEM - Universidade sem Fronteiras, desenvolvido pelo Observatório das Metrópoles-Núcleo UEM/ Maringá, trabalhou com os sete colégios da rede estadual de educação do Município de Sarandi-PR com o objetivo de compreender a realidade social do entorno dos colégios e sua relação com os casos de violência ocorridos na região, afim de reduzir os impactos identificados como resultantes do processo de vulnerabilização e violência a que esses alunos estão submetidos, e além disso empoderar os alunos por meio do conhecimento de sua própria realidade. As ocorrências de violência na escola podem ser problematizadas e, consequentemente, respondidas a partir de sua correlação com os fatores territoriais e sociais, além da interferência negativa destes nas oportunidades educativas dos adolescentes, sendo as principais vítimas das desigualdades sociais, uma vez que não dispondo das mesmas oportunidades educacionais temos altas taxas abandono de grande parte dos estudantes de Ensino Médio já no primeiro ano. Para isso, foram realizados diversos encontros junto aos alunos e utilizado como ferramentas de pesquisa cientifica: questionário, georreferenciamento, banco de dados criminais obtidos no 4° Batalhão da Polícia Militar de Maringá, gráficos, tabelas e metodologia de foto - elicitação.