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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1594-1

Oral Completa


1594-1

Parâmetros pós-humanistas no uso das imagens desenhadas na análise sociológica

Autores:
AMARO XAVIER BRAGA JUNIOR1
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Resumo:
O trabalho, fruto de pesquisa doutoral, seguiu as perspectivas de uma sociologia pós-humanista, baseada na teoria do Ator-Rede levando em consideração o conceito de “dança agêncial” de Pickering (1995) e na sociologia das associações de Bruno Latour (1993a; 2005). Parte da análise das potencialidades do desenho e dos indicativos agenciais que assume tanto quanto imagem, quanto como objeto. Considerando a estrutura da imagem, defende que o desenho é um mecanismo mediador da relação do ser com o mundo que o ladeia e os outros seres (humanos e não-humanos). Visa situar o conceito de imagem com o objetivo de contextualizar as “imagens desenhadas” e rascunhar suas implicações para os estudos sociológicos. Meu intuito é mostrar como as questões expostas por diferentes estudos acerca da imagem se coadunam para caracterizar algumas particularidades da imagem desenhada que serão importantes na análise sociológica. Avalia as situações pelo qual a imagem desenhada foi usada nas ciências sociais. Considera que o ato de desenhar é se comunicar através de imagens. Imagens construídas por objetos que deixam rastros plásticos, isto é, elementos materiais que são moldáveis, adaptáveis e expressivos. Enumera ainda diversas situações onde os desenhos prestaram um serviço político-ideológico, onde a reprodução do “social” e o papel dos estereótipos passam a ser considerados um sistema de resistência material e sua ressignificação em novas actâncias.