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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1582-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1582-1

Identidades, Trajetórias e Lutas dos Trabalhadores da Educação do RJ.

Autores:
Valena Ramos1
1 CEFET-RJ - Centro Fed de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Resumo:
Os sentidos atribuídos por um grupo de professores da educação do estado do RJ às suas respectivas trajetórias e os processos pelos quais possibilitaram o alcance desta posição se revelaram fundamentais à compreensão tanto da identidade destes trabalhadores, quanto das referências sobre o espaço escolar e as lutas sociais que estiveram vinculados. Neste contexto, o papel da educação pública e dos educadores não assume um valor uníssono, mas contraditório, ora sendo encarado por uma perspectiva emancipatória idealizadora de projetos coletivos, ora como investimento que permite a mobilidade social. Assim concebida, a educação reflete o projeto de vida por eles idealizado e realizado a partir do investimento escolar. Ainda que não se constitua apenas por este valor, ele é uma referência fundante. No entanto, relativizada diante da falência da educação pública, da desvalorização profissional e das péssimas condições de trabalho. Neste olhar sobre a si, a vivência e o lugar que ocupam, os professores valorizam o ethos da insubordinação à condição de explorado, orientador tanto da luta coletiva por melhores condições salariais e de trabalho, quanto do investimento pessoal que revaloriza o esforço individual. Por fim, as trajetórias são encaradas como mudanças de posições internas à classe e não consubstancial; expressando para eles, os limites e as possibilidades contraditórias de alteração da condição de explorado colocadas aos trabalhadores, portanto a sua classe.