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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1540-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1540-1

“Escolas de elite” de São Luís: escolhas, segregação e estratégias de reprodução social.

Autores:
COSTA, L.A.R. 1, CARVALHO FILHO, J.L. 2
1 UEMA - Universidade Estadual do Maranhão , 2 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Resumo:
Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre as escolhas dos estabelecimentos e a segregação social e escolar no espaço educacional de São Luís, capital do Maranhão. Ele analisa como processos de escolarização podem revelar lógicas de reprodução social? O campo empírico é o das "escolas de elite" de São Luís. Trata-se de escolas privadas, caracterizadas pelo alto padrão, localizadas nos bairros considerados nobres da cidade, que atendem às famílias que podem arcar com mensalidades de alto valor econômico e monopolizam as primeiras posições nos rankings do ENEM. Desse modo, objetivou-se desvelar por um lado as estratégias de distinção das "escolas de elite" de São Luís, e, por outro, as estratégias de reprodução das famílias que as frequentam. Primeiramente buscou-se construir o espaço das "escolas de elite" ludovicenses elegendo como elementos determinantes a localização no espaço social urbano e o desempenho no vestibular. De doze escolas identificadas, tendo em comum a localização em bairros "nobres" e a regularidade dos melhores desempenhos nos rankings do ENEM entre 2010 e 2014, três escolas foram selecionadas para realização de entrevistas com seus fundadores e/ou porta-vozes. Por fim, analisa-se as estratégias de reprodução das famílias traduzidas no sucesso escolar por meio de questionários aplicados aos antigos alunos das três escolas selecionadas aprovados nos cursos de Direito e Engenharia Civil da UEMA e Direito e Medicina da UFMA, os mais prestigiosos dessas IES.