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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1538-1

Poster (Painel)


1538-1

Relações entre o Global e Local: Circulação e Uso de Referencias de Moda por Grupos de Baixa Renda

Autores:
HADDAD, B.S.M.1
1 FCLAR/UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa foi contribuir para a discussão e compreensão acerca da relação entre o global e o local, apreendendo as maneiras como as tendências universalizantes da moda, estrategicamente voltadas a classes mais abastadas, são apropriadas e/ou ressignificadas por integrantes de grupos de baixa renda. Teoricamente sustentados por Sahlins defendemos o local ativo, em relações que se alteram entre global-local e local-global, e apoiados em Hall a globalização enquanto um processo que atravessa fronteiras nacionais, interligando-as e conectando-as. A pesquisa empírica se deu em comunidades localizadas no município de Santo André/SP, que compõe o chamado Núcleo Jardim Santo André, e como metodologia foi realizada pesquisa de campo. A partir de observações e entrevistas com os moradores, identificamos os diversos significados acionados no âmbito do consumo de moda, compreendendo o ato de consumir enquanto produtor de sentidos e identidades, elaborados pelo valor simbólico dos bens (Douglas & Isherwood; Bourdieu). Dessa forma, o consumo não pode ser considerado um ato vertical e unilateral, constituindo-se a partir de um papel ativo dos consumidores. Apontamos que os símbolos globais de moda são consumidos por indivíduos de baixa renda, seja na forma original, seja na réplica, particularizando suas formas de uso/consumo e os discursos proferidos em relação a concepção de moda e estilo.