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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1523-1

Poster (Painel)


1523-1

Programa Minha Casa Minha Vida: a construção social de um mercado

Autores:
Gabriela Lanza Porcionato1, Gabriela Lanza Porcionato1
1 PPGCS/FCLAR/UNESP - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais

Resumo:
A pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2014 e 2016, na cidade de São Paulo e Mogi das Cruzes, tem como objetivo entender as relações que se estabelecem, entre Estado, construtoras e compradores, no Programa Minha Casa Minha Vida. A pesquisa considera que a aquisição de uma habitação promove mudanças profundas na vida do comprador. Nossa proposta é de refletir sobre a emergência de um novo segmento de construção habitacional no Brasil, o condomínio de padrão econômico, e as possíveis racionalidades que se formam a partir desse programa. É a partir da sociologia econômica, que estuda as relações econômicas como relações sociais, que buscando entender de que maneira a construtora moldou/implantou o seu padrão de racionalidade no programa habitacional e como também influenciou os moradores na compra do seu produto, o apartamento. Buscamos identificar convergências e desajustamentos de racionalidades ou habitus de construtora e de compradores de apartamento. Segundo Bourdieu (2014), a visão de mundo de um indivíduo, ou o sentido empregado por ele ao mundo social está intrinsecamente atrelada ao seu processo de socialização. Nesse sentido, o conceito de racionalidade, ou senso prático, se trata de uma racionalidade socialmente construída. Como metodologia foi realizada pesquisa de campo, entrevistas com os membros da construtora e com moradores do condomínio construídos por esta empresa. Os dados indicam a convergência de racionalidade econômica dos compradores e dos vendedores.