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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1499-1

Oral Completa


1499-1

UBER no Brasil: combinando webscraping e CAQDAS para o mapeamento de uma controvérsia

Autores:
SANTOS JUNIOR, J.L.1, Nascimento, L.F.2,4, Bitencourt, E.C.3
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 2 UNILAB - Univ.da Integração Intern. da Lusofonia Afro-Brasileira, 3 UNEB - Universidade do Estado da Bahia, 4 UFBA - Universidade Federal da Bahia - PPGCS

Resumo:
Esse trabalho objetiva analisar a rede político-econômica estruturada ao redor da UBER a partir da exploração da controvérsia da legalização do serviço no Brasil. Descrito como um aplicativo de carona remunerada, a implementação da UBER vem provocando disputas sociais em esferas econômicas, jurídicas e políticas desde 2014, ano de início das ações da empresa no país. A partir da combinação de ferramentas de extração de dados na WEB e softwares de análise de dados a reflexão engloba: a) Identificação dos principais atores que compõe a rede do aplicativo UBER: termos de uso, características do aplicativo, número de usuários e motoristas, empresas envolvidas, etc.; e b) mapeamento dos principais mediadores que integram a rede político-econômica convocada a partir da controvérsia do uso do aplicativo no Brasil. Os dados coletados servirão como plano de fundo para um debate sobre os valores e interesses embarcados nos programas de ação dos algoritmos que compõem o serviço digital da UBER e o caráter oculto das estratégias políticas mediadas por software no contexto da economia do compartilhamento e dos serviços em plataforma, objeto de interesse do campo da Sociologia econômica. Complementarmente, as investigações baseadas em coleta e análise de dados mediantes o uso de novas ferramentas digitais acerca de fenômenos como UBER são fundamentais para o posicionamento da Sociologia frente aos problemas que as tecnologias de informação e comunicação produzem na contemporaneidade.