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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1491-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1491-1

O habitus visual do campo da moda: experiências materiais do olhar.

Autores:
ROSA JUNIOR, João Dalla.1
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica

Resumo:
A proposta do trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o olhar como categoria de análise do campo da moda. A intenção da proposta nasce como uma síntese da pesquisa de doutoramento realizada no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. De um modo geral, a investigação aborda o modo como as instâncias de comunicação, por meio da mídia, inculcam as disposições visuais nos agentes, tendo por base as práticas específicas de representação do produto de vestuário que estão em consonância aos suportes de visualização das imagens de moda. Através de uma pesquisa de campo realizada em uma turma do curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT – RJ, durante o semestre de 2015/01, foram analisadas as formas de apropriação das convenções visuais em jogo no principal meio de comunicação: a revista impressa. Pelo exame das experiências de campo, os dados foram postos em diálogos com referências teóricas da sociologia da arte e da moda e, com isto, chegou-se a três padrões visuais de percepção. O primeiro se refere à frontalidade como característica resultante da relação entre as práticas da fotografia e a pose das modelos. O segundo se estabelece pela elegância como um significado atribuído ao conjunto de elementos visíveis nas imagens. E, o terceiro se relaciona ao espaço dos desfiles e ao modo como se instaura uma perspectiva monocular devido aos ângulos de registro das passarelas, fortalecendo, assim, os outros dois padrões.