Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1428-1

Poster (Painel)


1428-1

GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE SUA DIFUSÃO A PARTIR DE ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS E INSTITUIÇÕES ACADÊMICAS

Autores:
LARA, E.S de.1
1 UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo:
Durante a década de 90, no auge da implementação da agenda neoliberal no Brasil, o conceito de Governança Corporativa passou a transitar com maior intensidade nas esferas acadêmicas, assim como na mídia e nas organizações de classe do empresariado nacional. Em virtude desse notório espaço conquistado, a presente investigação buscou ir além das raízes históricas do conceito, propondo somar-se aos esforços de uma análise sociopolítica sobre o tema, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos por Roberto Grun (UFSCar) e Ary C. Minella (UFSC/NESFI). O ponto de partida foi apresentar as características principais dos atores da difusão internacional da Governança Corporativa e sua chegada ao Brasil, entre eles, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, assim como suas principais ações e parcerias, desenvolvidas pela entidade no meio acadêmico entre 1999 e 2014. Um segundo momento, a questão central da pesquisa foi demonstrar a existência de uma agenda de investigação sobre Governança Corporativa. Para tanto, utilizou-se de análise bibliométrica que permitiu identificar a relação entre autores de livros, dissertações/teses, com as respectivas instituições acadêmica de origem. Demonstrando a existência de uma consolidada rede de pesquisadores sobre GC que envolve diversas áreas do conhecimento e instituições acadêmicas. Com isso, espera-se apresentar os atributos que fazem da GC um importante elemento da ideologia financeira e empresarial contemporânea.