Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1415-2

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1415-2

Reconhecimento social: algumas percepções sobre as estratégias de busca por reconhecimento social de atores das camadas populares

Autores:
Eliana Vicente1
1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora R. José L. Kelmer s/n

Resumo:
Na última década a mudança de renda e de consumo gerou várias polêmicas em torno das camadas populares que emergiam da condição de pobres para a condição de consumidores. Enquanto isso conclusões apressadas diziam que as desigualdades sociais no país estavam se resolvendo já que os pobres agora tinham mais acesso a bens e serviços. E justamente por entender que desigualdades estruturais não podem ser resolvidas apenas com aumento de renda e consumo, procurei entender os aspectos simbólicos implícitos nas mudanças socioeconômicas que se desenrolaram no Brasil. No presente artigo apresento sucintamente as primeiras conclusões do trabalho de campo realizado em 2016 através de entrevistas em profundidade aplicadas a 15 famílias das camadas populares no Rio de Janeiro. Compreendo que as motivações conscientes ou provavelmente inconscientes para o consumo podem ser de tipos variados, dentro de um escopo simbólico que predomina sobre as razões racionais ou utilitárias. O que investigo nesta pesquisa é justamente se o consumo deste segmento não teria como uma das motivações, a materialização dos esforços pessoais através das coisas ou do desfrute de serviços, prestando esta materialização à comunicação da capacidade produtiva e do valor social. É a partir desta ideia que pretendo desenvolver aqui a ligação entre trabalho, consumo e estima social, e em seguida confronto os resultados obtidos com a teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth.