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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1412-1

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1412-1

CURSINHOS POPULARES E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA ALÉM DO CONTEÚDO

Autores:
Ana Thereza Magalhães1
1 FAE-UFMG - Faculdade de Educação- UFMG

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo investigar por meio de uma revisão bibliográfica as principais contribuições dos Cursinhos Populares desenvolvidos no Brasil, sobretudo na década de 1990 e 2000, ao acesso ao ensino superior para estudantes de camadas populares. Como objeto de estudo, a investigação analisou estudos – artigos, dissertações, teses e capítulos de livros- da área da educação, sociologia e afins, que tinham como objeto os cursinhos populares em suas diversas dimensões: funcionamento, estrutura, contribuições e trabalho docente, com o intuito de analisar como esses cursinhos atuam na ampliação do acesso de camadas populares ao ensino superior. Como resultado e utilizando como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Bourdieu (2015) acerca do sistema escolar e seus mecanismos de conversão/reprodução, é possível apontar que além de preparar os jovens de camadas populares com conteúdos pertinentes aos exames de seleção- sobretudo o Exame do Ensino Médio Enem-, os cursinhos populares funcionam como “famílias de substituição” ao proporcionarem a esses estudantes contato e informações que contribuem para o “saber jogar” no mercado escolar e, acima de tudo, proporcionam a esses estudantes suportes não encontrados no seu ethos de classe. Em outras palavras se para esses jovens a herança familiar limita o acesso ao ensino superior, os cursinhos funcionariam como famílias de substituição permitindo uma ampliação no capital informacional de seus estudantes.