Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1370-1

Poster (Painel)


1370-1

Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada.

Autores:
SALES, A. C. M.1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
Nesta pesquisa a proposta foi observar as salas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Henriqueta Galeno – localizada na Vila Manoel Sátiro, bairro da periferia de Fortaleza (Ceará) – com o objetivo de observar o desenvolvimento em sala de aula das atividades de leitura e formação da prática leitora propostas pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), realizados com os livros literários do programa. As obras são elaboradas por escritores e ilustradores cearenses em que são abordadas temáticas regionais. Por ser um estudo qualitativo, foram utilizadas como metodologia as observações de campo e entrevistas com professores e coordenadores da escola, além de grupos focais com os alunos. Dessa maneira, busquei compreender as estratégias dos professores para introduzir o livro no cotidiano dos estudantes, entendendo o contato, a convivência e a familiarização da criança às práticas e aos processos típicos da cultura letrada. Dentre os resultados encontrados, há a falta de apoio psicológico para os alunos, que se encontram em um jogo social marcado por uma desigualdade de capitais econômico e cultural, convivendo diariamente com uma dura realidade: pais envolvidos com o tráfico de drogas, crianças que passaram por abusos sexuais, violência doméstica, etc. A pesquisa foi realizada tendo como base teórica os debates postos em áreas específicas como a Sociologia da Cultura, da Educação e a Sociologia da Literatura.