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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1366-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1366-1

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PIO XII – MA

Autores:
Rarielle Rodrigues1
1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Resumo:
Em uma perspectiva pós-estruturalista de compreensão de produção de gênero no cotiano escolar, o trabalho analisa as concepções de gênero dos professores de Educação Física, do Município de PioXII/MA, sobre os modos como direcionam a sistematização dos conteúdos nas aulas práticas que diferenciam atitudes e práticas em função do gênero. Elencando os discursos e representações constituídas, elaboradas e reificadas de professores, gestores e alunos, o estudo se coloca como um trabalho etnográfico visibilizando as interrelações inerentes ao cotidiano escolar que atualizam, deslocam e reproduzem as concepções dos papeis sociais do que deve ser “homem” ou “mulher”. O transitar nos espaços da Educação Física escolar, visibilizando as práticas dos professores que, em um processo contínuo de relações sociais, constroem em um campo de disputa de poder as concepções de gênero, possibilitou destacar ações do cotidiano escolar que, por suas reproduções automatizadas e rotineiras, assumem um caráter naturalizante em suas práticas, como a permanência da divisão das turmas por “sexo”, seja por critérios estabelecidos pelos professores seja pelos próprios alunos no decorrer das aulas mistas. O movimento de imersão no campo investigativo ocorreu entre agosto de 2014 e março de 2015, nas idas e vindas durante o processo de construção dos dados por intermédio de entrevistas, grupos focais e observações participantes.