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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1293-2

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1293-2

A influência do Enem sobre a probabilidade de matrícula na educação superior para os egressos do ensino médio público

Autores:
Zalaf Caseiro, L. C.1,2, Silva Filho, G. A.1
1 INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2 PPGS / USP - Departamento de Sociologia / Universidade de São Paulo

Resumo:
Este artigo investiga os fatores associados à probabilidade de matrícula na Educação Superior para os egressos do ensino fundamental público. Em relação à literatura existente, avançamos ao ir além da estimação do efeito das origens socioeconômicas, estimando também o “efeito escola”, o “efeito pares” e o efeito de uma importante política pública: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre a probabilidade de acesso à Educação Superior. Para isso, montamos um painel longitudinal com a junção inédita das bases da Prova Brasil, do Censo Escolar, do Enem e do Censo da Educação Superior. Esses dados, além de fornecerem informações a respeito das características das escolas que influenciam a trajetória escolar, geram estimativas mais precisas, por serem censitários e por possibilitarem o controle pelas habilidades prévias dos estudantes e de seus pares. Apresentamos um rico conjunto de estatísticas descritivas e lançamos mão de uma regressão logística multinível em dois estágios e de uma técnica de pareamento (propensity score matching - PSM). No primeiro estágio, estimamos a probabilidade dos egressos do ensino médio se inscreverem no Enem. Com base nos resultados obtidos, utilizamos o PSM para criação de um grupo de tratamento (egressos que fizeram o Enem) e de um grupo de controle (egressos que não fizeram o Enem). Por fim, no segundo estágio, investigamos o efeito do Enem por meio da diferença entre a probabilidade dos dois grupos se matricularem na Educação Superior.