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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1235-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1235-1

Cultura Organizacional e Políticas Públicas: Figurações e Processos Sociais que envolvem o campo educacional em Recife e Coimbra.

Autores:
MOURA, J.K.G1,2
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2 UC - Universidade de Coimbra

Resumo:
Considerando que o desenvolvimento de políticas públicas também depende dos processos sociais que envolvem sua implementação, questionamos como se dá a viabilização de políticas como a de Gestão Democrática da Educação em escolas que compartilham culturas organizacionais que ainda mesclam as tardias práticas ligadas ao autoritarismo com novas demandas sociais advindas dos processos de redemocratização. Analisamos a experiência de dois campos educacionais: o primeiro na cidade brasileira do Recife e o segundo, na cidade portuguesa de Coimbra. Ambos, após chegarem ao fim de regimes ditatoriais, implementaram a política em questão, mas cederam espaço para outras políticas como a de escolha do diretor escolar via Lista Tríplice e a de Agrupamento de Escolas, respectivamente. Realizamos etnografia nas organizações do campo; análise de conteúdo e do discurso dos documentos provenientes dos órgãos educacionais e projetos pedagógicos das escolas; análise de discurso das entrevistas realizadas com os atores e aplicação de questionários para descrição do perfil socioprofissional dos mesmos. Destacamos que os procedimentos de implementação de políticas educacionais não têm voltado a atenção necessária para a identificação e respeito às características que compõem a cultura organizacional de cada escola, as deixando suscetíveis a práticas de gestão nem sempre congruentes com os objetivos pretendidos e as condicionando a uma situação ainda mais periférica em sua relação com o Estado.