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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1202-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1202-1

Uma crítica à reconstrução da trajetória histórica da Sociologia na educação básica: investigando o chamado período de exclusão

Autores:
FRAGA, A. B. 1
1 SEEDUC - Secretaria Estadual de Educação

Resumo:
Entre as muitas formas pelas quais a trajetória histórica da Sociologia como disciplina da educação básica no Brasil pode ser reconstruída, uma delas é por meio das reformas educacionais. Com base nos levantamentos das mudanças na legislação, quatro grandes períodos foram demarcados: a institucionalização (1890-1941), a exclusão (1942-1981), a reinserção gradativa (1982-2007) e o retorno obrigatório (2008-dias atuais). Todavia, apesar de sua importância, há na literatura científica uma crítica à reconstrução da trajetória dessa disciplina pelos marcos legais: a de que ela é limitada. Em resposta a isso, pesquisas mais recentes vêm buscando analisar de maneira mais complexa esse percurso. No entanto, mesmo elas pouco estudaram a segunda metade dos anos 1940 e as décadas de 1950, 1960 e 1970, uma vez que a adesão irrestrita aos marcos legais acabou levando a não se buscar Sociologia na educação básica entre 1942 e 1981, com exceção do curso normal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é comprovar a existência de ensino de Sociologia no período considerado de exclusão. Para isso, pesquisar-se-á, mediante análise documental e de jornais, um curso de madureza ginasial produzido pela TV Cultura de São Paulo e transmitido entre 1969 e 1970, por meio do qual jovens e adultos poderiam estudar em suas próprias residências e receber, ao final, caso aprovados, o diploma do ginásio. Nessas teleaulas, a Sociologia esteve presente ativamente na parte de “Ciências Humanas”.