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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1119-2

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1119-2

Abrindo a cela: a sociologia na prisão, uma experiência na educação prisional.

Autores:
Paulo Fraga1, Rogéria Martins2, Alessandra Tostes3
1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, R. José L. Kelmer, s/n, 2 UFV - Universidade Federal de Viçosa - Av. Peter Henry Rolfs s/n , 3 CAP - COLUNI - Colegio de Aplicaçãoa da UFV - Av. Peter H. Rolfs

Resumo:
O trabalho faz parte do projeto de extensão PROEXT/2016, denominado Educação Prisional em Minas Gerais: educação para os direitos humanos nas modalidades diferenciadas de ensino, mobilizando um espaço de formação nas licenciaturas da UFV, no universo carcerário de Viçosa – MG. A proposta envolve diferentes metodologias, no sentido de oferecer uma oportunidade para alunos de licenciatura conhecer essas modalidades e ampliarem suas atuações profissionais, no que tange a educação básica. O trabalho de extensão e pesquisa busca identificar as vicissitudes do ensino de sociologia, em contextos diferenciados de ensino, considerando a experiência dessa disciplina no modelo de educação na prisão. Apesar dos problemas comuns dos contextos regulares de ensino se reproduzirem na educação na prisão, especificidades têm sido observadas, de modo que se constatou uma necessidade de redimensionar os métodos de ensino na prisão no qual o trabalho vem sendo realizado. A metodologia da problematização foi apresentada para o grupo de professores do sistema e a disciplina de sociologia se destacou na dinâmica da problematização, fomentando temáticas para a condução da teorização do eixos chaves. Essa metodologia imprimiu a disciplina de sociologia um status de legitimidade e possibilidade de diálogo entre os alunos presos, favorecendo uma relativização das relações interpessoais entre professores, alunos e bolsistas do projeto de extensão.