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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1113-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1113-1

Os sentidos do trabalho no comércio popular: novos atores, novas práticas, outras experiências

Autores:
Felipe Rangel1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os sentidos do trabalho no comércio popular em São Paulo, a partir da percepção dos trabalhadores e da análise dos processos de “empresarização” da atividade através da política do Microempreendedor Individual (MEI) e do processo de deslocamento desses trabalhadores das ruas para galerias comerciais. O texto estará fundamentado em pesquisa que vem sendo realizada há três anos junto a trabalhadores engajados no comércio popular na cidade de São Paulo. Metodologicamente, a investigação parte de observação de caráter etnográfico acerca do trabalho em galerias comerciais no bairro do Brás, em conjunto com a realização de entrevistas visando recuperar as trajetórias sociais dos agentes. Ao olhar para ocupações tradicionalmente informais, como as vinculadas aos mercados populares, podemos perceber a existência de novas mercadorias, novas práticas, novas regulações e, também, novos sentidos atribuídos a essas atividades. Assim, apostamos na descrição e análise da transformação que vem se desenhando no comércio popular em São Paulo, com uma espécie de “empresarização” do tradicional “camelô”, como dotada de um valor heurístico para a reflexão sobre questões mais amplas que tem se processado na dimensão do trabalho no Brasil, tanto em termos dos deslocamentos estruturais quanto no que se refere à percepção das pessoas que precisam se mobilizar em meio a esses processos.