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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1101-1

Oral Completa


1101-1

Será a desmarcação de elementos religiosos nas mercadorias um indício de secularização? A economia dos símbolos religiosos nos bens de consumo a partir de casos paradoxais

Autores:
Daniel Alves1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
O exercício da interpretação nas Ciências Sociais frequentemente exige um esforço conceitual que reposiciona a atenção sobre os dados. Expomos dois casos envolvendo abordagens metodológicas diferentes e que convergem numa mesma questão teórica. Dois empreendimentos, um de moda, outro de música, que expunham clara e exclusivamente signos religiosos desde seu início, passam a direcionar-se a um público amplo, desmarcando os conteúdos religiosos dos produtos. Esse proceder é percebido pelos atores como fortalecimento conjunto do empreendimento econômico e do seu sentido religioso. Embora o primeiro nexo seja compreensível, o segundo nexo e sua ligação intrínseca com o primeiro parecem nebulosos: como desmarcar pode reforçar o sentido religioso da produção? No caso da fábrica de moda “Marka da Paz”, de Abadia de Goiás (GO), um segmento tradicional de camisetas com mensagens religiosas é complementado pela produção de coleções desmarcadas para venda em supermercados ou lojas de moda multimarca. A banda “Rosa de Saron”, de Campinas (SP), por outro lado, mudou o conteúdo de suas canções há anos, passando a expressar mensagens morais com referências tênues a um ser amoroso e englobante. Poder-se-ia dizer que essas desmarcações correspondem a um processo mais amplo de “secularização”, e em qual sentido? A resposta a essa questão envolve análise sobre outros fenômenos já descritos na literatura especializada. Esse trabalho conta com apoio financeiro do CNPq (Edital Universal 2014).