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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1099-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1099-1

Dias de insurreição em busca do sublime: as cenas punk portuguesa e brasileira e os seus contributos para uma autenticidade estética, artística e vivencial na sociedade contemporânea

Autores:
Paula Guerra1, Pedro Martins de Menezes1
1 UP - Universidade do Porto, 2 UP - Universidade do Porto

Resumo:
Esta comunicação centra-se na apresentação, explicação e compreensão das representações acerca da autenticidade estética, artística e vivencial por parte de atores das cenas punk portuguesa e brasileira num arco temporal que se situa entre 1977 e 2016. Baseia-se no princípio sociológico de que o conhecimento reflexivo dos atores sociais é matéria-prima de base para a reconstrução científica num vaivém profícuo entre mimesis e poiesis – contribuindo indubitavelmente para o avanço na teoria social. Esta focagem parece-nos, assim fundamental, para a interpretação das culturas juvenis emergentes no pós segunda guerra mundial, nomeadamente no que tange à reconfiguração das trajetórias juvenis e sua imersão subcultural como decisivas para a aquisição de capital (sub)cultural específico (competências, habilidades, conhecimento e networks) em termos de autenticidade. Com base numa metodologia reflexiva, temos três objetivos específicos aqui: primeiro, problematizar as complexas relações entre o ethos, a estética e a praxis DIY e o estabelecimento do punk e das suas sub-cenas em sociedades semi-periféricas localizadas fora do eixo gravitacional da hegemonia anglo-saxónica. Segundo, interessa-nos identificar e tipologizar o conjunto de atividades, competências e habilidades são tidas como relevantes para o espectro DIY do conjunto dos punks e que configuram um ethos e praxis de autenticidade. Finalmente, e como terceiro objectivo, importa elucidar acerca dos sentidos diversos do DIY para este conjunto de atores – indo de encontro ao âmago da teoria sociológica weberiana.