Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1090-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1090-1

As Cangaceiras entram em cena? A arte cinematográfica, cineastas e as representações das cangaceiras

Autores:
Lima, C. A1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
A comunicação proposta é parte da pesquisa do doutorado em andamento, seu objetivo é apresentar uma breve discussão sobre como a história das mulheres do cangaço foi representado na arte cinematográfica, a partir das discussões das relações de gênero, memória e a construção da feminilidade das cangaceiras nos documentários “A Musa do Cangaço” e “Feminino cangaço”. Tendo em vista a mitificação do movimento do cangaço, constituiu-se um imaginário social sobre as mulheres que atuaram no cangaço, este influenciou a forma que tais personagens foram construídas no ciclo de filmes sobre o cangaço. Da totalidade das produções fílmicas relacionados ao tema, apenas 12% se dedicaram a pautar a história das mulheres no movimento, diante disso, problematiza-se se houve a invisibilidade das mulheres em produções cinematográficas direcionadas a elas. Para identificar os fatores que, possivelmente, colocaram a história e a memória das cangaceiras como coadjuvantes no cinema se faz necessário analisar como se construiu uma definição do feminino no cangaço e assim identificar como foi representado nos filmes, apontando as contradições entre a história das cangaceiras e o papel imposto a elas nos documentários.