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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1086-1

Poster (Painel)


1086-1

Porta-vozes da causa da "educação": inscrições militantes e intelectuais de parlamentares brasileiros.

Autores:
DOMINICI, Lorenna1, GRILL, Igor1
1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Resumo:
Este trabalho faz parte de um projeto sobre Trajetórias e Produção intelectual de parlamentares brasileiros, desenvolvido no Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC/ UFMA). Nesta pesquisa mais ampla foram localizados 1.181 parlamentares que aturaram entre 1945 e 2010, com carreiras eletivas e textos dos mais diversos gêneros. Em seguida, a partir de um critério de regularidade, tanto das carreiras políticas, quanto da produção escrita, se chegou a um recorte de 299 casos. Foram então aplicadas correlações entre os gêneros de escrita e as décadas de entrada na política, os títulos escolares e profissionais acumulados e a posição política conquistada. Assim, representativos das regularidades e discrepâncias observadas são os casos de Cristovam Buarque e Esther Pillar Grossi, aqui priorizados para o estudo de trajetórias. A partir da análise desses dois parlamentares brasileiros considerados porta-vozes da causa da "educação", é possível apreender lógicas e práticas que definem a ocupação de posições variadas e relativamente bem alocadas no parlamento, universidades, burocracias de estado, instâncias de consagração intelectual e etc - principalmente no que se refere à educação. Para tanto, foram observados os condicionantes sociais e históricos específicos da inserção política desses agentes; as suas propriedades sociais, os investimentos culturais e o exercício de mandatos políticos, à luz das condições conjunturais de desdobramento das suas carreiras.