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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1070-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1070-1

Carreiras docentes na educação básica de São Paulo: percursos profissionais num sistema de ensino segmentado

Autores:
BASILIO,J.R1,2, Juliana Regina Basilio1,2
1 IFSP - Instituto Federal de São Paulo , 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Essa comunicação discute a relação entre a diferenciação do sistema de ensino e das carreiras docentes na educação básica paulista. Para isso, mobiliza dados produzidos por 87 questionários realizados com professores de duas escolas municipais (de ensino fundamental e médio) da cidade de São Paulo. Os questionários versam sobre a origem social dos professores, o seu percurso escolar e de trabalho anterior ao magistério, e o seu percurso profissional e de formação após a entrada no magistério. Destarte, a primeira parte da comunicação examina o ponto de partida desses no mercado do ensino. Em seguida, com a análise dos postos de trabalho que eles obtiveram durante o seu percurso profissional até a chegada na posição atual, identificam-se padrões de mobilidade docente que, por sua vez, são discutidos à luz das análises de Howard Becker sobre carreiras docentes (horizontais e verticais) e desigualdades educacionais na cidade de Chicago. Os resultados apontam que a diversidade de postos (e regimes) de trabalho disponíveis nas várias redes de ensino (públicas e privada) que constituem o sistema paulista de ensino possibilitou a intensa movimentação dos professores (ouvidos pelo questionário) entre várias instituições escolares, com uma importante regularidade: o início da carreira na rede estadual com contratos temporários; em seguida, a busca de aprovação em concursos públicos; e a chegada ao ponto alto de suas carreiras com a aprovação em concurso na rede municipal paulistana.