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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1017-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1017-1

Mapeamento da Economia Criativa em Goiás: limites e possibilidades da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do Ministério do Trabalho

Autores:
Thais A MARINHO1
1 PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo:
Em um cenário onde o domínio do simbólico e a esfera econômica se tornam centrais às estratégias de ganho e expansão econômica configurando um capitalismo cultural, a economia criativa tem se estabelecido como uma alternativa concreta de desenvolvimento. Esse setor envolve o simbólico e a criatividade, se alimenta das tradições e das tecnologias, invade o meio urbano e o rural, se ampara na propriedade intelectual e no turismo, agregando, portanto, uma vasta gama de possibilidades. A complexidade, fluidez e dinamicidade da economia criativa, assim, não são facilmente captadas pelas metodologias de mapeamento desse campo. Por isso, esse artigo se propõe a analisar os limites e as possibilidades da metodologia utilizada no mapeamento da Economia Criativa do Estado de Goiás, realizada pelo OBEC-GO em 2015, gerido pelo MEdiaLAb da UFG, financiado pelo MinC, que contou também com a parceria do Laboratório de Economia Criativa do Estado de Goiás da PUC Goiás. A metodologia utilizada consistiu na reconstrução das cadeias produtivas de cada um dos cinco grandes setores da economia criativa - Patrimônio, expressões culturais, artes de espectáculo, audiovisual/do livro, da leitura e da literatura, criações culturais e funcionais, e que se desdobram em 19 subsetores – e se valeu das informações obtidas com a CBO e a CNAE, que constituem a RAIS do Ministério do Emprego e do Trabalho. Os resultados obtidos com o mapeamento do Estado de Goiás também serão apresentados.