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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 980-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


980-1

O Programa internacional de Bolsas da Fundação Ford/ Fundação Carlos Chagas como indutor de políticas afirmativas: docentes negros na academia brasileira

Autores:
AMELIA CRISTINA ABREU ARTES2, Danielle Regina Oliveira2, Sandra Unbehaum2
2 FCC - Fundação Carlos Chagas

Resumo:
Entre os anos de 2001 e 2013, a Fundação Carlos Chagas, coordenou o Internacional Fellowships Program (IFP) com recursos da Fundação Ford e que financiou 343 bolsistas de mestrado e doutorado, oriundos predominantemente das camadas populares, pretos, pardos e indígenas e moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país em programas de pós-graduação. Foi o primeiro programa de ação afirmativa para ingresso na pós-graduação brasileira. Desse universo, 308 (89,8%) terminaram suas titulações e atualmente estão inseridos em espaços acadêmicos e de pesquisas. O objetivo do estudo, a partir de um questionário eletrônico encaminhados aos ex-bolsistas em 2016 é descrever o diferencial do IFP na inserção acadêmica, social e militante de seus beneficiários. Os resultados preliminares indicam que o IFP foi determinante na melhora das condições econômicas e na inserção em ambientes acadêmicos, sendo que dos respondentes ao quesito de inserção profissional, mais de 80% estão na carreira docente (61,5% de pardos e 47,2% de pretos estão no ensino superior), um indicativo de inserção em espaços de construção privilegiada de saberes. Além disso, verificamos que 79,2% dos docentes universitários são servidores públicos.