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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 963-2

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


963-2

Estigma, Discriminação e Retraimento no contexto das desigualdades educacionais e raciais na contemporaneidade.

Autores:
ALVES, M. R1
1 UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo:
Práticas discriminatórias relacionadas à humilhação, agressão física, tratamento de desprezo, retraimento, discriminação por raça/cor, estigma e orientação sexual têm sido observados, com frequência, nos ambientes escolares. A partir de tais marcadores, questiona-se: As discriminações, retraimentos e estigmas experimentados pelos sujeitos no ambiente escolar têm se constituído em novos arranjos para a manutenção e multiplicação das desigualdades educacionais? Retraimento e os marcadores relacionados à pobreza, lugar de origem, a raça/cor têm sido uma barreira indissociável da trajetória escolar do aluno? O propósito da pesquisa foi: analisar as experiências que ocorrem e/ou se cristalizam no ambiente escolar pelos sujeitos (alunos, professores, pais, dentre outros) e compreender, a partir de uma observação participante efetuada em uma escola pública do ensino fundamental e médio, as relações instituídas entre os sujeitos e seus efeitos na trajetória escolar dos alunos. A estratégia metodológica concentrou-se no âmbito da pesquisa qualitativa com ênfase na observação participante. Avaliando os achados da pesquisa, infere-se que, apesar dos avanços no sistema educacional brasileiro, a partir da Constituição de 1988, as desigualdades parecem tender a se multiplicar, e a face perversa advinda de tal quadro se manifesta a partir da proliferação do retraimento, estigma e da discriminação. Palavras–chave: discriminação, estigma e retraimento. Instituição de Fomento: FAPEMIG