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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 932-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


932-1

O Projeto Kalunga: os significados das produções musicais populares brasileira e angolana para além dos limites do território nacional.

Autores:
BARRETO, M. 1
1 UFC - Universidade Federal do Ceará, 2 CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológic

Resumo:
No interior de um campo produção e recepção se equivalem quando o objetivo é conhecer como estes se conformam, como se formam seus produtores, os agentes sociais e suas lógicas, as obras que se constituem em objetos de crenças e disputas nestes espaços. Isto é, quando o propósito é explicar as singularidades dos criadores e de suas produções, invariavelmente estaremos objetivando e interpretando as relações sociais e de força que, em conjunto, movem esses espaços sociais escolhidos analiticamente. Assim é que artistas, obras e consumidores carregam em si o próprio campo da produção artística; cuja eficácia de funcionamento reside exatamente na interdependência entre eles. Este trabalho discute como em dois campos nacionais da produção artística, brasileiro e angolano, a estrutura de suas práticas e produções encontrou a estrutura de seus campos musicais, possibilitando trocas econômicas e simbólicas capazes de transmutar as morfologias e fisiologias de um e outro, sem perder de vista as nuances diferenciadoras entre suas organizações industriais e domésticas, entre seus efeitos temporais e sagrados, realizados num espaço de produção e consumo transnacional. Para isso, tomo como objeto de análise o Projeto Kalunga, levado a efeito em 1980 por um grupo significativo de intérpretes e compositores da música popular brasileira, cujo objetivo primordial incluiu uma emblemática viagem artístico-musical à Angola.