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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 863-1

Poster (Painel)


863-1

Sérgio Ricardo e a construção da bossa nova engajada (!958-1967)

Autores:
OLIVEIRA, M.B. 1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo:
No final da década de 1950 e início de 1960 a sociedade brasileira experimentou um surto de crescimento econômico representado, sobretudo, pela chegada de Juscelino Kubitschek (1956-1961) à presidência da república e com ele a proposição do “plano de metas”, amparado no ideário nacional-desenvolvimentista. A cultura e as artes, de certa forma, sofreram os impactos dessas transformações estruturais operadas no plano econômico e político, sobretudo quando iniciaram uma discussão sobre a realidade brasileira e a construção de uma cultura orientada pelas premissas do nacional-popular. A música, em especial, renovou-se em termos estéticos e a criação da bossa nova sintetizou as aspirações de toda uma geração de jovens em torno de um novo projeto político e ideológico, gestado no seio das classes médias. Nesse quadro é que emerge, juntamente com outros tantos músicos e compositores, a obra do compositor Sérgio Ricardo, especialmente quando sua produção discográfica ajusta-se aos anseios de uma “musicalidade brasileira”, em detrimento das influências estrangeiras. Sua obra revela os impasses de uma geração de artistas que se debateu no limiar do engajamento artístico, da politização das artes e da emergência de uma indústria cultural no Brasil. Fomento: FAPESP