Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 847-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


847-1

Explorando o engajamento dos estudantes da graduação na universidade de pesquisa e os efeitos nos resultados da educação superior

Autores:
Carneiro, A. M.1
1 NEPP/UNICAMP - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - Unicamp

Resumo:
O objetivo aqui é discutir o engajamento do estudante, entendido como a quantidade de energia física e psicológica que o aluno dedica à experiência acadêmica, e suas associações com a experiência global do aluno em universidade de pesquisa. Grande parte da pesquisa feita sobre o engajamento estudantil procura identificar fatores no ambiente universitário que afetam significativamente a persistência do aluno no ensino superior. Mais recentemente, o conceito de engajamento também tem sido usado para estudar o impacto do ensino superior em uma ampla gama de outros resultados. Procurou-se investigar quais os principais modos de engajamento, se os padrões de engajamento variam de acordo com as características dos estudantes e dos cursos e se estão associados à performance acadêmica e conclusão do curso. O estudo utilizou dados de um surveys respondido por 3416 alunos de graduação da Unicamp, complementados por registros acadêmicos e dados socioeconômicos. A análise exploratória com análise de componentes principais detectou 5 tipos de engajamento estudantil: em atividades curriculares e de pesquisa com docentes; em atividades sociais e de lazer; desengajamento curricular; em atividades curriculares fora da sala de aula; e em atividades extracurriculares. Foi possível notar associações entre a extensão do engajamento e a satisfação com a experiência na Unicamp, a opinião sobre o modo de admissão, o senso de pertencimento, o coeficiente de rendimento e a conclusão do curso.