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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 772-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


772-1

REPRESENTANDO DISPUTAS, DISPUTANDO REPRESENTAÇÕES: cientistas sociais e campo acadêmico no ensino de sociologia

Autores:
MORAES, L. B. P.1
1 UNESP - FCLAR - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo:
A pesquisa concebe as ciências sociais como espaço social acadêmico vinculado ao campo acadêmico, isto é, como locus de atuação profissional de um conjunto de agentes dotados de concepções, objetivos e interesses comuns, simultaneamente diferenciados dos participantes de outras ciências, e distintos entre si. Objetiva compreender de que maneiras o caráter específico da luta por autoridade científica nesse espaço social configura o caráter das disputas concernentes ao processo recente de institucionalização da obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio (1997-2008), em especial quanto às relações e representações de um conjunto de cientistas sociais pioneiros na defesa desta institucionalização. Para isso, estuda as trajetórias acadêmicas dos mesmos, analisando o capital simbólico detido por eles no espaço social e sua relação com a defesa do ensino de sociologia, e apresenta uma espécie de histórico do processo de institucionalização do qual participaram, enfatizando seu envolvimento e a rede de relações pessoais e institucionais que gradativamente se constituiu, bem como suas concepções acerca de suas ações e das relações atinentes a elas. Analisa as resistências ao ensino de sociologia e as disputas internas ao grupo, compreendendo as representações dominantes relativas a este ensino e ao significado de ser cientista social no interior do espaço social estudado.