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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 691-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


691-1

Percepções de docentes sobre (in)justiça e reconhecimento das diferenças na avaliação escolar

Autores:
Vanessa Petró1
1 IFRS - CAMPUS FELIZ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS

Resumo:
A avaliação escolar é um dos principais desafios do processo de escolarização. A partir de um olhar da sociologia da educação, objetiva-se compreender a dinâmica da avaliação no ensino médio, tendo em vista a concepção dos professores sobre a (in)justiça e o reconhecimento das diferenças. Discute-se como a percepção sobre o esforço, as diferenças e as desigualdades interferem na tomada de decisões dos professores no que se refere à aprovação/reprovação e também constituem-se em justificações para uma avaliação justa. Realiza-se uma reflexão teórica sobre diferentes conceitos de justiça e como estes são articulados com os discursos dos professores. A pesquisa foi realizada com base no método etnográfico, utilizando-se de técnicas de coleta de dados como a observação de nove conselhos de classe ao longo de um ano letivo e também dez entrevistas realizadas com professores. Os resultados encontrados apontam que, além dos aspectos relacionados objetivamente ao desempenho escolar e à postura do estudante em aula, são ponderados fortemente elementos relacionados à trajetória de vida dos estudantes na decisão sobre a aprovação/reprovação. Nesse sentido, são discutidas questões sobre as diferenças que permeiam os percursos de vida e escolar e as desigualdades escolares provenientes disso. Em muitos discursos ressalta-se uma concepção de justiça que é justificada pela aprovação pela via do conselho de classe como uma forma de proteção dos vulneráveis.