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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 596-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


596-1

“ ‘Minha tese passou no mimeógrafo!’: fazer científico-acadêmico entre cientistas sociais antes e depois da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (ICTs)”

Autores:
Marina Cordeiro1
1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo:
O objetivo deste trabalho é discutir o fazer científico-acadêmico antes e depois da introdução das tecnologias de informação e comunicação (ICTs) entre professores-pesquisadores da área de Ciências Sociais. O processo de profissionalização da área, o fenômeno da globalização e a introdução das ferramentas tecnológicas mudaram profundamente a forma de produzir conhecimento, englobando não só os elementos práticos – acesso à bibliografia, o datilografar ou digitar, comunicação via email, etc. – mas também os próprios processos cognitivos correlatos. O tempo é considerado como categoria analítica central, proporcionando um debate sobre as temporalidades da ciência, das agências e da própria construção de conhecimento na ciência social. O aumento da competitividade na área através da multiplicação dos PPGs, somado à introdução das ICTs nos processos de trabalho, produz uma sensação generalizada de pressão temporal entre os pesquisadores que incide no processo reflexivo de construção científica. A discussão ora proposta – fruto de tese defendida sobre o tema – tem como base as percepções de professores-doutores das três sub-áreas, membros de sete PPGs distintos (base e topo da classificação da Capes). Quantitativamente, utiliza dados da Capes e gerados a partir dos currículos lattes da amostra. Propomos, portanto, uma análise sobre os processos de trabalho na construção do fazer acadêmico-científico.