Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 541-2

Poster (Painel)


541-2

INSTITUTOS FEDERAIS: NOVOS HORIZONTES PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NOS GOVERNOS LULA E DILMA EM RELAÇÃO A ERA FHC?

Autores:
FERNANDES, Rodrigo1, SILVA, Sidney Reinaldo da1
1 IFPR - Instituto Federal do Paraná, 2 IFPR - Instituto Federal do Paraná

Resumo:
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de Educação Superior, Básica e Profissional especializadas na oferta de Educação Profissional e Tecnológica em diferentes modalidades de ensino que em que suas concepções reafirmam uma formação humana e cidadã como precedente à qualificação para o exercício da laboralidade que seja capaz de articular ciência,tecnologia e sociedade. Mas quais concepções de ciência, tecnologia e sociedade tem orientado a elaboração destas políticas que norteiam a educação profissional, científica e tecnológica dos IFs? Este trabalho objetiva , por meio da análise de políticas públicas, observar rupturas e continuidades nas políticas educacionais para a Rede Federal de Educação Profissional entre os governos FHC (1995-2002), Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2014) em termos de políticas de educação profissional e suas concepções de ciência, tecnologia e sociedade. Observam-se permanências e rupturas, em uma tendência de proposta formativa que tem potencial de alavancar práticas formativas que podem ser consideradas, de certo modo, contrahegemônicas, mas que, contudo, estão inseridas em um contexto neodesenvolvimentista, e que ainda não se mostraram capazes de superar processos de "inclusão excludente" nem a reprodução de modelos acadêmicos dominantes. Além disso, outros fatores também se evidenciam, como a postura gerencialista orientada por resultados e o estabelecimento da Educação Profissional como uma política de Estado.