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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 527-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


527-1

Legitimidade no Mercado: o rap na São Paulo Fashion Week

Autores:
Santos, Daniela Vieira dos.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Com o relativo sucesso de público dos Racionais MC’s, nos anos 1990, o rap começa a obter certa inserção no mercado, iniciando um processo que, atualmente, não passa despercebido. A partir de meados dos anos 2000 observa-se novas transformações no gênero, implicando não somente em mudanças estéticas, mas, também, no modo de vida dos rappers. A trajetória de Emicida é representativa de uma certa tendência do rap no Brasil que, atualmente, não vê problemas em ocupar espaços na mídia mainstream. Considerado em 2014 pela revista Forbes Brasil como um dos destaques de empresário com menos de 30 anos, Emicida assume uma posição privilegiada na hierarquia do rap, destacando-se não apenas pela carreira, mas, junto com Evandro Fióti, no empreendimento com a loja e gravadora “Laboratório Fantasma”, a qual estreou em 24/10/2016 na São Paulo Fashion Week. No palco, o rapper fez questão de colocar negros, gordos e gays, fugindo do padrão das passarelas. Assim, o trabalho procura analisar de maneira detalhada o desfile, levando em conta tanto a recepção da mídia quanto a dos fãs de Emicida. A performance musical e visual também são objetos de análise. Por um lado, a ocupação desse espaço amplia o público consumidor de rap, e traz ao palco uma realidade distinta daquela comumente observada no mundo da moda; por outro lado, em que medida, atualmente, é possível pensar o mundo sem colocar em pauta questões de raça, classe e gênero? A reflexão sobre essa problemática será matéria do trabalho.