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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 517-2

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


517-2

“Identidade” e “vanguarda” nas Bienais de São Paulo dos anos 1980: categorias problemáticas entre negociações e disputas

Autores:
Tálisson Melo de Souza1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
A partir da reconstrução histórica das edições da Bienal de São Paulo realizadas entre 1979 e 1989, busco analisar o uso das categorias “identidade” e “vanguarda” nos textos escritos por críticos de arte, curadores de exposições e outros agentes do campo artístico brasileiro que repercutiram as mudanças e permanências de modus operandi e critérios de seleção e exibição das obras. Inicialmente apresento um panorama do uso de ambas categorias em textos veiculados pelos catálogos de mostras de arte e pela imprensa nacional que permeiam a cobertura, publicidade e debate sobre as exposições dessas bienais. Em seguida traço as redes de relações entre críticos e curadores para identificar os vetores de convergência e divergência da aplicação desses termos e a maneira como afetam e são afetados pela realização das propostas curatoriais de agentes específicos. Diante da observação da dimensão normativa das negociações e disputas para definição desses conceitos entre textos e projetos curatoriais, que medeiam o impacto das obras exibidas na recepção do público, proponho, como exercício metodológico para uma pesquisa em andamento, aplicar a noção de “mediação performativa” concebida pelo sociólogo Jeffrey Alexander, refletindo suas potencialidades, direcionamentos e limitações para o objeto em questão.