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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 414-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


414-1

Transformações no trabalho e resistências docente na universidade pública

Autores:
Fernando Protetti1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
O trabalho analisa as transformações no trabalho docente em uma universidade pública paulista nos últimos vinte e cinco anos e, a partir disso, identifica as formas de resistência construídas pelos professores frente às transformações em seu trabalho. Analisam-se dados empíricos relativos ao trabalho e às formas de viver dos professores da área de Sociologia da universidade estudada, obtidos mediante realização de onze entrevistas com professores e de pesquisa nos anuários estatísticos institucionais. A perspectiva teórica adotada é a marxiana proveniente da Sociologia do Trabalho. Trata-se de pesquisa de tese, cujos resultados sugerem que as transformações no trabalho dos professores investigados resultam nos processos de intensificação e extensificação do trabalho. Assim, dada a dificuldade do sindicato da categoria em enfrentar as reais condições de trabalho e o adoecimento docente, os professores construíram formas de resistência individuais e coletivas. Em relação a essas últimas, o compartilhamento de atividades, a criação de ambiente colaborativo e de auxílio mútuo, a construção de coletivos de trabalho, em suma, a constituição de “formas de solidariedade” docente têm sido a saída adotada pelos professores investigados frente às transformações em seu trabalho.