Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 383-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


383-1

A repercussão da disciplina de sociologia em turmas de uma escola da rede estadual no interior do Ceará: análise do tema desigualdade racial

Autores:
PESSOA, M.K.M.1, SOUSA NETO, M.M.1
1 SEDUC-CE - Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é analisar a intervenção da disciplina de Sociologia nas turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola pública do interior do Ceará acerca do tema da desigualdade racial. Especificamente iremos refletir sobre a repercussão das aulas da disciplina acerca da apreensão de habilidades e competências dos alunos em relação ao tema abordado. Os procedimentos metodológicos são: aplicação de questionários com alunos participantes antes e depois das aulas de sociologia sobre a temática abordada; observações no ambiente escolar; revisão de literatura sobre o tema da pesquisa; e, por fim, análise documental referente à disciplina de sociologia no ensino médio. Alguns resultados são: os alunos apresentaram respostas críticas ao tema em maior quantidade entre a 1ª e a 2ª fases da pesquisa, diminuindo, por exemplo, de 15,5% para 10% o número de jovens que acreditam que brancos são biologicamente superiores a negros. Os resultados indicam a exitosa intervenção da disciplina de sociologia, visto que 68% dos alunos concordam que as aulas contribuíram com informações novas sobre o tema e 83% que as aulas de sociologia sobre desigualdade racial foram “muito importantes para sua vida”. O contexto da pesquisa também aponta que a disciplina de sociologia, se resumindo a 50min semanais, é apenas um aspecto da socialização dos alunos, não podendo sozinha descontruir os discursos ideológicos, mitos e pré-noções ligados ao tema.