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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 382-1

Oral Completa


382-1

Luta por reconhecimento no telemarketing

Autores:
Ricardo Visser 1
1 IPEA - Instituto de pesquisa econômica aplicada

Resumo:
No capitalismo contemporâneo deparamo-nos com a crescente desregulamentação das relações de trabalho. Num clima erosão de direitos sociais, os vínculos empregatícios encontrados no fordismo do pós-guerra europeu, em conjunto com o new deal americano, tornam-se crescentemente postos em xeque. Diante desse cenário relativamente inédito, observa-se tanto a emergência do setor de serviços quanto a contradição entre os pressupostos normativos do mercado de trabalho, isto é, sua capacidade de produzir integração, bem-estar, solidariedade e sua lógica de operação instrumental, baseada acumulação do lucro em dinheiro. O fortalecimento unívoco do segundo elemento pode ser potencialmente anômico. Dentro desse panorama, a ocupação de telemarketing oferece uma perspectiva privilegiada para a compreensão desse fenômeno. Se, de um lado, os atendentes encontram a antecipação da entrada no mercado de trabalho, de outro, são parte de um exército de reserva produzido pelo sistema escolar. Isso permite a alta rotatividade no posto, desestabilizando as condições laborais. A combinação entre a abundante oferta de uma força de trabalho pouco especializada, a inflação dos títulos de nível médio e a frustração de expectativas escolares torna os atendentes de telemarketing um dos suportes sociais do processo de precarização do trabalho formal.